terça-feira, 2 de abril de 2013

Problemas de Aprendizagem – Por que existem pessoas que têm problemas para aprender?

É muito comum encontrar escolas e pais que não sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para aprender os conceitos das aulas.

Em um primeiro momento, podemos analisar superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver informação. Os motivos são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o uso de óculos, como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando tratamento psicológico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.

Ao se fazer referência às dificuldades de aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao próprio sistema educacional e às influências ambientais que funcionam como contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivíduo que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares, 1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).

Ao constatar indivíduos com problemas de aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse indivíduo esta inserido. Ele tem todos os materiais apropriados para aprender? Essa pessoa possui algum problema emocional ou orgânico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas? Será que esse ambiente é favorável ao aprendizado? Enfim, existem inúmeras questões antes de colocarmos a culpa no aluno.

O problema de aprendizagem não é uma sentença, muito pelo contrário, definindo as causas reforçadoras para o não aprender, estratégias de intervenção eficientes  podem ser planejadas para a mudança do “não aprender”.

Por : Marcelo C. Souza

http://www.psicologiaeciencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO