quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Jogo Pescando Palavras





Essa ideia bem legal encontrei no site Psicosol há algum tempo e resolvi reproduzir agora. Bem, o jogo é praticamente o mesmo, apenas fiz algumas adaptações, como criar duplas de palavras que rimam entre si, que é para trabalhar, além da leitura, a consciência fonológica.

Cada participante deve jogar o dado e "pescar" (com o pregador) a quantidade de palavras correspondente ao número indicado no dado. Assim que as palavras estiverem na mesa, o jogador deve ler uma por uma e agrupá-las de forma que ficarão juntas aquelas que rimarem entre si. Ao final do jogo, se for de competição, ganhará quem tiver mais conjunto de palavras com o mesmo som final. Se não for utilizado como jogo de competição, no final os participantes poderão negociar a troca de palavras, de forma que cada um ficará com suas duplas completas.

Esse jogo é bem interessante porque trabalha leitura, consciência fonológica (habilidade importante para o aprendizado da leitura e escrita) e coordenação motora fina (ao usar o pregador para "pescar" as palavras). 

Todo o jogo foi confeccionado com papelão. Acrescentei um pregador, dado e papéis picotados, além do E.V.A , pois minha intenção era dificultar um pouco a "pescaria". 









Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO