quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Alinhavo com fotografias - Trabalhando diversas habilidades em uma única atividade

Imagem: Skunk Boy Blog



Simplesmente me encantei por essa ideia e imagino várias possibilidades de trabalho com ela! Ao terminar de ler este post, se você tiver outras ideias com esse mesmo material, compartilhe nos comentários.

O passo inicial será fazer uma pequena coletânea de fotos da criança. Qual tema deseja trabalhar: passeio, família, escola, amizade, autoconceito...? Então, as fotos escolhidas serão de acordo com o tema proposto. 

As fotos deverão ser impressas e coladas em papelão, para virarem cartões. Em seguida, fure os cartões e aproveite o momento para incentivar a criatividade da criança. O que ela deseja formar com os furos? Um coração, óculos no rosto, estrela, bola?   

Imagem: Skunk Boy Blog


Imagem: Skunk Boy Blog


Na próxima etapa a criança deverá passar o novelo pelos furos e se divertir com o resultado final.

Imagem: Skunk Boy Blog


O momento final será dedicado aos relatos das imagens. Há tanto o que dizer!

Como vimos,  podemos trabalhar, além dos temas propostos, diversas habilidades como coordenação motora fina, orientação temporal, estimular a memória, linguagem, além de incentivar a socialização.

Penso que com essa mesma atividade, em uma etapa seguinte, podemos solicitar à criança pensar em algumas palavras-chave que retratem os momentos e anotá-las (estimulando a escrita), criando assim uma espécie de Bingo de Palavras ou um outro joguinho que envolva escrita.

Se pensarmos mais um pouco, muitas outras ideias virão. É uma atividade que rende demais!

Lembrando que pode ser adaptada para adultos, inclusive também é uma ótima proposta para quem trabalha com portadores de Alzheimer. 


Fonte de pesquisa: Skunk Boy Blog





Adquira apostila com 20 jogos e atividades que trabalham Consciência Fonológica, acessando este link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO