terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Meu filho foi reprovado, e agora?





Decepção, impotência, raiva, fracasso são alguns sentimentos que os pais experimentam quando recebem a notícia da reprovação do seu filho. As justificativas são diversas.  Alguns pais acreditam que os filhos são preguiçosos; outros, piedosos, alegam que a criança está passando por momentos difíceis emocionalmente e, por isso, não conseguem obter êxito. 

É necessário, antes de tudo, sabermos que por trás da reprovação existem várias questões a serem consideradas e o mais importante nisso tudo é a postura que os pais devem ter para que o filho consiga amadurecer com essa situação.  Repetir o ano mexe com a autoestima do aluno. E muitos passam a alegar que não são capazes, não irão conseguir obter êxito. 

O que você pode fazer para ajudar seu filho? Independente do motivo que levou a reprovação acredite em seu potencial e transmita essa confiança para ele. Por isso, ajude-o a descobrir as possíveis causas e o que vocês podem fazer para saná-las. 

O que levou a repetência? Falta de estudo, falta de motivação, imaturidade para acompanhar a série cursada, dificuldade de aprendizagem, inadequação à metodologia da escola, problemas emocionais ou comportamentais?  O motivo deve ser analisado, portanto, peça ajuda a um psicopedagogo, pois a razão do fracasso escolar necessita de intervenção, e o psicopedagogo fará o encaminhamento ao profissional indicado, caso o motivo não esteja relacionado à sua área de atuação. 

DEVO CASTIGÁ-LO? 

Esse é um momento difícil para ele também, portanto, ajude-o a refletir e tirar boas lições do que ocorreu. 

O que ele pode aprender com a repetência? A se empenhar logo no início do ano, aprender os conteúdos que teve dificuldade (principalmente no caso dos alunos que foram mal em várias disciplinas) não estudar somente de véspera, equilibrar o laser com as obrigações. 

➡➡ Lembro mais uma vez que as causas da repetência devem ser investigadas pelo profissional, pois só ele poderá lhe dizer o motivo que levou seu filho à reprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO