quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ajude seu(sua) filho(a) a se organizar



Muitos alunos têm dificuldades relacionadas ao planejamento e organização de tempo, na divisão de horários, tarefas, na melhor forma de sinalizá-los, nas estratégias e materiais que irão utilizar. Organização e planejamento não são fáceis, pois exigem atenção, orientação de tempo, flexibilidade cognitiva, elaboração de estratégias e outras habilidades que talvez ainda nem estejam consolidadas em seu filho, portanto sua participação é fundamental neste processo. Supervisione, mas não pressione. Verifique se as tarefas estão sendo cumpridas, mostre sempre disposição em ajudá-lo e a rever os métodos, caso haja necessidade.


Abaixo, seguem algumas dicas do que vocês devem fazer:

  • Definam uma rotina diária (leia o post “Crie uma rotina de estudos”).

  • Ordenem as tarefas por prioridades.

  • Usem e abusem da agenda para evitar esquecimentos. Já ouviram falar em Planner? É um excelente recurso para organização, além de ajudar a memória na reconstrução do dia etc. (Vejam nosso post falando sobre ele).

  • Utilizem marcadores e canetas de cores diferentes para destacar tarefas, estudo de disciplinas, trabalhos escolares, avaliações, mas sempre de forma organizada, pois ajuda a memória visual. Não sobrecarreguem as informações com excesso de cores em um mesmo espaço, pois o efeito pode ser contrário.

  • Utilizem post its para escrever lembretes, sinalizações muito importantes, fazer marcação das páginas, capítulos que necessitam de revisão dos conteúdos, escrever datas de trabalhos, provas, destacar as dicas importantes relacionadas a determinados assuntos.

  • Montem um calendário ou mural organizador, sinalizando diariamente as disciplinas a serem estudadas, datas das avaliações, os trabalhos a serem feitos e outras informações importantes.

  • Usem relógio e alarmes como aliados na administração do tempo.


Por Aline Dunham

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO