terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Crie uma rotina de estudos



Início de ano letivo, volta às aulas: momento ideal para ajudar seu filho a desenvolver uma rotina de estudos. Essa tarefa é difícil, principalmente porque muitos alunos acham chata e desistem logo no começo. Mas vale lembrar que a rotina vai além de executar somente as tarefas escolares. Ela ajuda o estudante a produzir mais, a aproveitar melhor os dias, os horários de lazer e é uma grande aliada do aprendizado, consequentemente, do bom desempenho escolar.

Se a criança não tiver desde cedo sua vida organizada, uma rotina estabelecida, mais tarde, na adolescência e vida adulta, saberá lidar com suas responsabilidades, com cumprimento de prazos etc.

Inicialmente, é necessário que os pais tenham consciência de que os filhos vão necessitar da sua colaboração para estruturar essa rotina diária, pois é comum que sintam dificuldades tanto no planejamento quanto no cumprimento. Então, conversem com seus filhos, mostrem a importância de estudar as disciplinas diariamente, mesmo nos períodos que não ocorrem provas. Assunto acumulado gera baixo rendimento. Criem combinados e o motivem a não descumprir nenhum acordo. Desta forma, vocês não vão precisar ficar lembrando o tempo inteiro o que eles precisam fazer diariamente. Uma rotina bem estruturada ajuda na memorização, inclusive, portanto, não desistam dela!

Seguem, abaixo, algumas dicas:


  • O ambiente deve favorecer o aprendizado, portanto, reserve um espaço em casa onde seu filho consiga se concentrar. Esse espaço deve ser bem iluminado, silencioso (nada de televisão), sem muitos estímulos visuais e com cadeira e mesa confortáveis.

  • Identifique quanto tempo seu filho terá livre para estudar e monte um quadro de horários com ele. Mas, inclua no mural os horários de banho, alimentação, lazer, hora de dormir também. Nos horários reservados à retomada dos conteúdos, inclua uma disciplina por dia (a partir do 6º ano, inclua duas disciplinas), colocando as que ele tem mais dificuldade nos dias menos atribulados.

  • É necessário que ele ajude nessa construção, pois poderá dizer qual horário de sente mais disposto e consegue se concentrar melhor.

  • PS: Não o sobrecarregue com atividades extracurriculares. Equilibre com os horários de descanso e brincadeiras. Seu filho precisa de tempo para o lazer também. Sobrecarregá-lo com várias atividades só irá comprometer sua aprendizagem e saúde emocional.

  • Identifique o ritmo de seu filho. Alguns estudantes precisam de dois tempos para dar conta do conteúdo do dia. Por exemplo, intervalos de 20 minutos para cada hora estudada pode ajudá-lo a se refazer e voltar a se concentrar.

  • Observe se a rotina está sendo cumprida. Vocês construíram uma rotina juntos, com base nas preferências dele, logo, ele não poderá argumentar que se tratou de imposição. Lembre-o que escolhas e preferências não o isentam de responsabilidades.

  • Deixe-o também confortável para propor alterações nesse início, afinal de contas, ele, ou até você, poderá identificar, no decorrer do tempo, outra estratégia mais assertiva .




Por: Aline Dunham

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO