quinta-feira, 31 de março de 2016

Ensine a criança a guardar os brinquedos




Você sabia que o ato de guardar os pertences, brinquedos ajuda seu(sua) filho(a) no processo de aquisição de alguns conceitos matemáticos? Por isso, ao executar essa ação, além de estar aprendendo desde cedo a se organizar, os esquemas mentais básicos necessários à aprendizagem da matemática estarão sendo trabalhados. 

Então, quando você pede para seu(sua) filho(a) arrumar, por exemplo, o armário dele(a), durante esta ação, ele(a) inicia o processo de classificação, que nada mais é do que separar elementos (meias, bermudas, calças, camisas, saias, sapatos..), categorizando –os de acordo com características percebidas por ele(a) (seja através de semelhanças ou diferenças), de maneira espontânea, seguindo a lógica pensamento dele(a). 

Nesse momento, respeite sua a sua forma de organizar e elogie a arrumação. 

No caso dos pequenininhos, aos dois anos a criança já pode ajudar a guardar os brinquedos, e os pais podem e devem estimular a ação desde essa idade. É através destas ações cotidianas que estarão estimulando a aprendizagem desde cedo. 

Seu(sua) filho(a) é daqueles que resistem em guardar os brinquedos? 

Segue uma dica: Ao final da brincadeira, ainda nesse clima tão descontraído, crie uma situação divertida para que o ato de guardar não seja visto como uma tarefa enfadonha: “Agora os (nomes dos brinquedos) vão voltar para suas casas. Quem vai ficar na caixa azul? E quem vai pra caixa branca? Quem vai chegar primeiro?” E, enquanto vocês guardam, incorpore o personagem, imite vozes engraçadas e fale: “Ei, não me esqueçam!! Quero ir com vocês!!”

Enfim, aqui é só um exemplo. Deixe sua imaginação fluir. Portanto, ensine a guardar os brinquedos e amplie esse ensinamento para outras ações de organização! 

Não esqueça: torne esses momentos, que seriam chatos, em diversão, portanto, ative o botãozinho da paciência.




Texto: Aline Dunham

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO