quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Trabalhando Consciência Fonológica com o Jogo da Aliteração.


É um jogo simples, muito fácil de fazer, e o mais importante: divertido. 
  
Segue a regra:


- Quantidade mínima de participantes: 02

- Os participantes disputam a ordem do jogo através do dado. Quem tirar o número maior, inicia a partida retirando um pregador da caixa e colocando-o na figura correspondente. Em seguida, deve listar outras cinco palavras que tenham o mesmo som inicial da figura. 

Se for utilizado como jogo de competição, os participantes ganham um ponto para cada acerto (no meu caso, utilizei cavalinhos para corresponder à pontuação. Queria dar um ar mais lúdico.).

Se minha intenção for trabalhar também a matemática, posso estipular pontuação diferente para cada cor de cavalo, que indica a quantidade de acerto (por exemplo, ao acertar uma palavra, o jogador ganha o cavalo da cor X, que equivale a um ponto.).

No final, cada um calcula sua pontuação.

Como disse anteriormente, é um jogo simples, porém adaptável, e mais uma maneira divertida de trabalhar algumas habilidades.






Adquira apostila com 20 jogos e atividades que trabalham Consciência Fonológica, acessando este link.

7 comentários:

  1. Os jogos simples são de fato os mais divertidos - e eficazes para o aprendizado! E as crianças adoram! :) Muito bom mesmo, colega!

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Às vezes nem precisamos de muito para diverti-los, né?? E melhor, aprendendo! Obrigada, colega!

    ResponderExcluir
  3. Qual é a idade para esse jogo? por favor me responda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar... ótimo jogo e pode ser trabalhado de forma interdisciplinar😊

    ResponderExcluir
  5. Your blog is a fantastic source of information, and I always look forward to reading your posts. If you or someone you know is colorblind, then this article on 5 Jobs To Avoid If You're Colorblind is a must-read. It provides useful insights and helpful tips for navigating the job market.

    ResponderExcluir



TOPO