terça-feira, 10 de junho de 2014

Ideias de adaptação para o jogo Cara a Cara


Os jogos de regra, como o Cara a Cara, são excelentes ferramentas no diagnóstico psicopedagógico e no trabalho de intervenção. 

Segundo a literatura, existem várias versões do Jogo Cara a Cara. A utilizada atualmente é a da Grow, com rostos de vários personagens que possuem características físicas diferenciadas. 

Pensando especificamente neste jogo, encontrei na internet algumas adaptações bem legais e que podem ser utilizadas para trabalhar diversos conteúdos escolares. 

Vejam a seguir:


Que tal substituirmos os rostos por formas geométricas? Deste modo, as perguntas serão feitas baseadas nas características de cada forma cabendo ao adversário responder apenas "sim" ou "não", como ocorre na versão original.  




Nesta segunda adaptação podemos utilizar personagens da literatura e história, ou outros personagens, a depender da matéria, conteúdo que estiver sendo trabalhado. Já que será tratado o conteúdo escolar, as perguntas podem ser feitas com base nas obras, histórias desses personagens. Uma ótima ideia, inclusive, para o professor utilizar em sala e tornar sua aula mais dinâmica.




Nesta outra adaptação os jogadores irão se divertir com a matemática! Além de trabalhar o reconhecimento dos números, aqui pode-se falar em números pares, ímpares, sucessores, antecessores, números múltiplos...


Legal, não?!


E você, possui outras ideias para trabalhar com este jogo? Caso tenha, compartilhe nos comentários. :)



PS: As imagens foram localizadas no Pinterest. Não localizei os sites originais, por isso não foram dados os créditos. 








2 comentários:

  1. Nossa, sensacional!! Eu gostava muito deste jogo na infância. E a dica das personagens da História e Literatura é excelente! Pensei logo em temas de língua inglesa - dá para trabalhar com frutas, bandeiras/países e mesmo a descrição física em inglês. Muito legal mesmo, adorei! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua sugestão, colega! Além dessa ideia, vc acabou me dando outra. Depois comento contigo. rs

      Excluir



TOPO