sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fala, Linguagem e Desenvolvimento


"Seu filho de 2 anos ainda não fala, só diz algumas palavras. Em comparação com seus amiguinhos, você acha que ele está atrasado. Esperando que ele se desenvolva, você adia a procura de um profissional especializado". Esta cena é comum entre os pais de crianças que demoram para começar a falar. A menos que sejam observadas dificuldades em outras áreas do desenvolvimento, os pais às vezes hesitam para buscar ajuda.
Não Espere para Avaliar
Crianças com a idade de 12 a 18 meses devem ser vistas por profissionais quando seus pais suspeitam de atraso nas habilidades de comunicação. Os pais devem também procurar ajuda se seu filho de qualquer idade não responde a sons. Uma avaliação precoce é importante, para evitar futuros problemas de linguagem.
Há uma diferença entre fala e linguagem. A fala se refere basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa expressar e receber informações de modo significativo. É compreender e ser compreendido através da comunicação. Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas idéias. Problemas com fala e linguagem diferem, mas freqüentemente coincidem.
Fala e Linguagem da criança de zero a doze meses (0 a 12 meses)
A criança de zero a seis meses de idade...
  • Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa
  • Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)
  • Ri e murmura para pessoas conhecidas
  • Reage às vozes altas, ou não amigáveis
  • Volta-se e olha na direção dos novos sons
  • Balbucia pedindo atenção
  • Faz vocalizações generalizadas
  • Observa sua mão
  • Reage ao seu nome
Com oito meses, a criança...
  • Acaricia sua própria imagem refletida no espelho
  • Produz quatro ou mais sons diferentes
  • Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka
  • Transfere objetos de uma mão para outra
  • Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos
  • Tenta imitar sons
Com dez meses, a criança...
  • Pode já dizer "mama" e "papa"
  • Grita para chamar atenção
  • Vocaliza enquanto manipula objetos
  • Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)
  • Brinca de "esconde-esconde"
  • Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente
  • Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
  • Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de zero a 12 meses
  • Reagindo aos sons que ela faz
  • Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela
  • Lendo livros coloridos todos os dias
  • Mantendo sua linguagem simples e concreta
  • Recitando versinhos e cantando
  • Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo)
  • Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares
  • Levando a criança em diferentes lugares
  • Brincando de jogos simples como "esconde-esconde"
  • Tocando música para ela
Fala e Linguagem da criança de 12 a 18 meses
A criança de 12 a 18 meses:
  • Reconhece seu nome.
  • Entende "não".
  • Compreende ordens simples.
  • Imita palavras familiares.
  • Acena com a mão (adeus)
  • Fala 2 ou 3 palavras além de "mamãe" e "papai"
  • Emite "sons" de coisas e animais familiares.
  • Dá um brinquedo quando lhe pedem.
  • Dá muitas gargalhadas.
  • Ouve bem e discrimina vários sons.
  • Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau
  • Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.
  • Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá)
  • Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 12 a 18 meses:
  • Lendo livros bem ilustrados e coloridos
  • Incentivando-a brincar de jogos de imitação.
  • Usando frases curtas
  • Reforçando as palavras novas ditas por ela
  • Fazendo atividades próprias para sua idade
  • Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses
A criança de 18 a 24 meses
  • Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
  • Escuta bem e discrimina vários sons
  • Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
  • Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
  • Imita palavras e sons com maior precisão
  • Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
  • Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
  • Obedece ordens simples
  • Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa
  • Nomeia 4 objetos rotineiros
  • Pode cantarolar
  • Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
  • Realiza até 2 ordens simples
  • Usa o próprio nome
  • Responde sim e não
  • Começa a fazer frases simples
Como você pode estimular a linguagem da criança de 18 a 24 meses:
  • Contando histórias de livros
  • Falando de modo, simples e claro
  • Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto
  • Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa
  • Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela
  • Imitando e identificando sons , tais como cachorro latindo, pássaros cantando, sirenes, portas rangendo, barulho de água
  • Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo
  • Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança
  • Elogiando a comunicação da criança
Fala e linguagem da criança de 2 anos
A criança de 2 anos:
  • Usa o próprio nome
  • Relaciona o que fala com situações concretas
  • Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
  • Fala sozinho enquanto brinca
  • Combina 2 palavras para exprimir posse
  • Mostra com os dedos a idade
  • Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso
  • Reconhece: "grande", "pequeno", "em cima de", "embaixo de", e "dentro", sob nomeação
  • Aponta gravura de objeto comum
  • Compreende o "onde" respondendo adequadamente
  • Combina verbo ou substantivo com "este" e "aqui", falando 2 palavras
  • Combina "é" em frases de 2 elementos
  • Usa artigo na fala
  • Aplica regra regular de gênero
  • Possui vocabulário de 50 a 100 palavras
  • Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
Como você pode estimular a linguagem da criança de 2 anos:
  • Deixando-a ouvir CD ou fitas infantis
  • Elogiando sua comunicação
  • Descrevendo as atividades que estão fazendo, acrescentando novas palavras
  • Utilizando palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário)
  • Proporcionando novas experiências: teatrinho, cinema, circo... e comentando sobre elas
  • Lendo historinhas
Fala e linguagem da criança de 3 anos
A criança de 3 anos:
  • Aponta 3 cores primárias quando nomeadas
  • Começa a compreender frases relativas à direções, como: "coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: "ao lado"
  • Executa uma série de 3 ordens relacionadas
  • Conhece seu sobrenome e o seu sexo
  • Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto
  • Usa orações empregando 4 a 5 palavras
  • Tem um vocabulário de quase 1000 palavras
  • Repete sons, palavras, frases e orações
  • Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras
  • Pode desenhar um círculo e uma linha vertical
  • Pode cantar músicas
  • É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
  • Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: "Quê?"
  • Usa formas possessivas, como: "meu", "minha", "teu", "seu", "de" junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
  • Usa formas verbais simples e complexas, tais como: "estou jogando", "vou jogar".
  • Usa termos de negação tais como: "nada", "nunca", "ninguém", "nem"
  • Começa a usar orações compostas, unidas por: "e", "que", "onde", "como"
  • Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
  • Combina substantivo mais adjetivo
  • Usa: "eu", "mim", ao invés do próprio nome
  • Memoriza pequenos versos e músicas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos:
  • Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela
  • Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias
  • Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos
  • Permitindo que jogue com outras crianças
  • Lendo para ela histórias
  • Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal
  • Fazendo jogos com rimas
Fala e linguagem da criança de 4 anos
A criança de 4 anos:
  • Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas
  • Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência
  • Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto
  • Pode falar algo imaginário como "suponho que", " eu desejo"
  • Faz perguntas usando: "Quem?", "Por que?", "Como?" e "Quando?"
  • Utiliza orações complexas
  • Utiliza tempo passado e plural
  • Copia uma linha e um círculo
  • Tem um vocabulário de quase 1500 palavras
  • Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.
  • Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras
  • Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas
  • Nomeia seus próprios desenhos
  • Segue regras de convívio social
  • Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca
  • Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela
  • Diz seu nome completo
  • Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)
  • Identifica objetos pelo uso
  • Tem fala inteligível
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 4 anos:
  • Ajudando-a a classificar objetos e coisas, explicando qual a razão de pertencerem a uma determinada categoria
  • Conversando com ela sobre coisas que ela possa realizar
  • Ensinando-a usar o telefone corretamente
  • Permitindo que ajude a planejar atividades tais como Natal, aniversário...
  • Dando à criança mais responsabilidade na vida diária
  • Lendo histórias cada vez maiores
  • Permitindo que crie e conte histórias
  • Mostrando constantemente seu interesse no desenvolvimento de sua linguagem e pensamento
Fala e linguagem da criança de 5 anos
A criança de 5 anos:
  • Define os objetos pelo seu uso e pode dizer de que são feitos os objetos
  • Conhece relações espaciais como "acima", "abaixo", "atrás", "perto" e "longe"
  • Sabe seu endereço
  • Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras
  • Identifica dinheiro
  • Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras
  • Usa corretamente os sons da língua
  • Conhece antônimos de palavras conhecidas
  • Entende o significado das palavras igual e "diferente"
  • Usa o condicional
  • Conta dez objetos
  • Acompanha a seqüência de uma estória
  • Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos
  • É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos
  • Pede informações
  • Pede ajuda quando encontra dificuldade
  • Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: "antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados"
  • Usa corretamente os pronomes
  • É capaz de fazer rimas
  • Repete 4 dígitos
  • Responde a pergunta "por quê" , dando uma explicação
  • Nomeia cores além das primárias
  • Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais
  • É capaz de apontar absurdos em uma figura
  • Executa uma série de 3 ordens não relacionadas
  • Articula corretamente todos os fonemas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos:
  • Incentivando-a a usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos, e medos
  • Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel
  • Proporcionando oportunidades de aprender canções, rimas ou versos de memória
  • Lendo contos, histórias compridas
  • Falando com a criança sobre temas variados sem utilizar termos e expressões infantis
  • Escutando e prestando atenção quando ela fala, levando em conta que a criança entende mais do que é capaz de verbalizar
Fala e linguagem da criança de 6 anos
A criança de 6 anos:
  • Usa a gramática adequadamente
  • Compreende o significado das frases
  • Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30
  • Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito
  • Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone
  • Distingue direita e esquerda
  • Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: "através", "até", "em direção a", "longe", "desde".
  • Sabe o significado e usa corretamente as palavras: "hoje", "ontem" e "amanhã".
  • Formula perguntas utilizando: "Como?", "Que?", "Por que?".
  • Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares
  • Relata experiências diárias
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos:
  • Reservando um tempo de seu dia para conversar com ela
  • Lendo histórias para ela e pedindo que ela reconte
  • Ajudando-a a escrever seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações
  • Pedindo que represente diferentes personagens de histórias
  • Propondo jogos que envolvam raciocínio
  • Dando tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções
  • Deixando-a cozinhar, utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples
  • Assistindo com ela programas de televisão e vídeos, pedindo que conte sobre o que viu e o que mais gostou
  • Permitindo que participe de discussões familiares em que possa dar sua opinião
  • Ajudando-a a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO